top of page

A CIA.

               A ExperimentandoNus Companhia de Dança nasce em 2008, em Salvador, do desejo de traduzir-se, com a criação de espetáculo Quem te pariu?. Naquele momento os elementos cênicos apontavam para uma estética peculiar, que veio amadurecendo e se consolidando com o tempo, nas investigações coreográficas e experimentações corpo-movimento-dança.
 
             Com sete anos de desenvolvimento e produção em dança na Bahia de forma contínua e initerrupta, apresenta nas concepções coreográficas, temas, questões e inspirações, assuntos de relevância social e indentitárias como os espetáculos Pau que nasce torto... (2009); Manolo encubado (2010); Sala do couro (2011); Marieta (2013); o infantil Pau que nasce torto... e o backyard (2014); Duplex, com as coreografias Por que, Zé? e Bon-ECA (2014); Da própria pele, não há quem fuja (2015). Convidando o espectador a possibilidades de leituras e/ou reflexões abordadas em suas obras, em suas traduções, dramaturgias, poesia do corpo com olhar contemporâneo, Bruno de Jesus assina a direção e coreografia em toda a trajetória do grupo. Na equipe, artistas da dança com experiências, formação e atuação diversas, como Inah Irenam, bailarina e produtora.
 
      Preocupados com a responsabilidade do fazer e produzir dança, a ExperimentandoNus contribui com os processos de formação na linguagem. Em seu trajeto, passaram mais de 40 artistas da dança, entre bailarinos, dançarinos, intérpretes, criadores, etc. Pensando na formação e instrumentos que possam contribuir na profissionalização, o grupo tem acolhido estagiários em processos de observação, intérpretes, multiplicadores, entre outros, contribuíndo nas experiências artísticas e na produção local, levando em consideração a importância do saber empírico, tendo em vista a dança como geradora de inúmeras possibilidades criativas e de atuação profisiional.
 
            Com um repertório de mais de seis espetáculos, intervenções e produções, integrou a programação de festivais como Festival Internacional Vivadança, Festival de Dança do Litoral Oeste do Ceará, Tabuleiro da Dança, AbriU Dança na Bahia, Festival de Dança de Itacaré, Oficina Nacional de Dança, dentre outros. Ministrou oficinas de composição coreográfica, compartilhou processos criativos, dança contemporânea, dança popular, dança moderna, samba de roda...
 
               De forma árdua e gostosa, a ExperimentandoNus é uma companhia de dança independente, numa busca incessante de estratégias em suas ações continuadas sem patrocínio. O próprio "bolso" financiou a maior parte das produções, apoios, parceiros, contando depois com bilheteria e editais de fomento. Continua na luta de uma melhor política cultural, que respeite mais as artes, a dança e os artistas independentes.
 
 
 
          
 
bottom of page