NOTÍCIAS
Atualizado em 10/11/2018
#EPA 2º Edição
Fique ligado!
Tá chegando o dia. Segunda-feira, (12) começa a 2ª edição do EPA!. A abertura oficial será com os cantores, Jau e Dão. Tem também espetáculo Buque da Áttomos Cia de Dança.
#CORPOCIRCUITO
PARTICIPE
Compondo a programação da Mostra CORPOCIRCUITO, a Companhia Giradança (RN) realizará uma residência artística com a ExperimentandoNUS Cia. De Dança!
De 16 a 26 de agosto, o Espaço Xisto Bahia receberá as duas companhias de dança contemporânea, desenvolvendo um laboratório coreográfico, tendo como ponto de partida a imersão de criação da Cia.
Serão selecionados 10 artistas para integrar essa residência, mediante contato através do e-mail experimentandonuscia@gmail.com
Conheça um pouco mais sobre o Giradança acessando https://www.giradanca.com/
#CORPOCIRCUITO
PARA COMEÇAR A SEMANA BEM!
Segunda-Feira, dia 14 de agosto tem dança no CORPOCIRCUITO. "Em breve espaço curto de tempo", da Jorge Silva Cia. de Dança, se conecta as 20h, no Espaço Xisto Bahia.
A imagem principal deste trabalho é a de um grande canteiro de obras. Nele uma desordenada construção acontece e representa uma jornada tortuosa em que a poeira nos impede de enxergar com precisão, mas traz um conjunto de experiênciasadquiridas durante a vida. Nessa via, os fracassos conduzem muitas vezes ao desespero e a fuga é a saída única de um espaço curto de tempo.
FICHA TÉCNICA
Concepção, Direção Coreográfica e Artística: Jorge Silva
Intérpretes-criadores: Aline Moreira, Cristian Rebouças, Marcos Ferreira, Joely Silva, Andreza Bastos e Ramon Moura
#CORPOCIRCUITO
VAI TER SOLOS SIM!
Na tarde do dia 13 de agosto, 7 solistas se encontram para gerar um circuito dançante.
Será uma troca eletrizante, no disjuntor do Espaço Xisto Bahia, as correntes elétrica de Sob o Véu - Canaan CIA de Dança (CE) Na seiva dos seios, a selva – Luana Lordêlo (BA) Flashes - Lívia Tavares (BA) Sou - Flávio Bueno (BA) ZERO - Marcos Ferreira (BA) - Gostaria de escrever mais - Arieli Batista (BA) Pé de foice - Ramon Moura (BA).
#CORPOCIRCUITO
Segundo Dia
O Grupo Jeitus realiza a descarga elétrica de "ID-Um pouco de cada em cada um", no dia 12 de agosto, as 20h, no Espaço Xisto Bahia.
“ID: Um pouco de cada em cada um”, que se propõe discutir a construção das identidades pessoais, a partir das experiências vividas por cada um. o espetáculo visa levar ao público a reflexão sobre quem somos sob as vistas do mundo e para nós mesmos.
FICHA TÉCNICA
Direção e coreografia: Marcos Ferreira
Assistente de direção: Leonardo Santos
Direção e edição musical: Asiel Fontes
Projeto de luz e operação de luz: Leonardo Santos
Sonoplastia: Vinicius Santos
Vídeo: Marcos Ferreira
Figurinista: Tyara Fontes
Cenografia: Marcos Ferreira e Tyara Fontes
Design gráfico: Marcos Ferreira
Produção: Criad´Ouro Produções
Produção Executiva: Tyara Fontes
Interpretes – Criadores: Alice Rodrigues, Iago Gomes, Ícaro Ramos, Luana Fulô e Vinicius Lima.
#Dobradinha de dança
#CORPOCIRCUITO
Segundo Dia
#Dobradinha de dança
Em dupla corrente, a Marcus Vinicius Cia. de Dança apresenta em 220 volts o espetáculo "Instante Informal", no Espaço Xisto Bahia, dia 12 de agosto, as 20h.
Ê dobradinha! É circuito aberto!
O diferente é errado?
Não estamos preparados para considerar o novo (diferente) como algo eficaz. É preciso quebrar
os paradigmas que a sociedade nos impõe, e os padrões pré-estabelecidos e impostos sobre ser
humano que podem ser desmistificado, trazendo a diferença como ponto chave do corpo,
considerando o mesmo, "informal", "anormal" e " desigual"
O corpo não é uma máquina, carrega em si uma identidade que se alimenta e se modifica, pois
somos influenciados pelas nossas ações, sensações e sentimentos do meio que nos relacionamos,
quebrando todas as ideias pré-estabelecidas de uma possível conduta, estando aberto todos os
dias para uma nova forma de pensar e agir.
FICHA TÉCNICA
Diretor Geral/Coreógrafo /Coordenador: Marcus Vinicius Silva
Intérpretes: Isadora Spanholi, Tiago Santana, Danilo Almeida
Espetáculo/ensaiador: Daniel Almeida
Orientador: Ana Karla Sampaio
Edição Musical: Lucas Spanholi
#CORPOCIRCUITO
Abrindo a Mostra CORPOCIRCUITO, dia 11 de agosto, as 20h, no Espaço Xisto Bahia apresentação da obra "Manolo Encubado", da ExperimentandoNUS Cia. de Dança.
Manolo Encubado é um sujeito. Pode ser eu ou pode ser você. Talvez todos nós. A coreografia passeia por ambientes, onde a angustia, o medo, a prisão, agonia e liberdade se conflitam num jogo de vida ou morte, sugerindo reflexões sobre o nosso cotidiano. O espetáculo é uma reflexão sobre liberdade e autonomia. Inspirado numa experiência vivida pelo bailarino e coreógrafo Bruno de Jesus num hospital, onde passou por uma apendicectomia, cirurgia de retirada do apêndice. O universo proposto dialoga com situações diversas, ora com limitações, ora com situações inesperadas. A sensação de independência e dependência num discurso coreográfico.
FICHA TÉCNICA
Concepção, direção e coreografia: Bruno de Jesus
Assistente coreográfica: Fred Lopes
Bailarinos: Claudiana Honório, Fred Lopes, Inah Irenam, Marcello de S. Souza, Pri Barreto,
Raina Santos, Ruan Wills
Concepção de luz: Anderson Rodrigo
Trilha Sonora: Bruno de Jesus e Móises Victório
Cenografia e figurino: Bruno de Jesus
Produção: Inah Irenam e Betânia César
Primeiro Dia
#24HORASDEDANÇA
HOJE SÓ ACABA AMANHÃ
O "24 horas de Dança na Terra" foi um evento criado pelo Fórum de Dança da Bahia com a finalidade de reunir o segmento da Dança para afirmar sua potência, marcar a força da sua mobilização social, propor a criação de uma rede de articulação para reivindicar políticas públicas para a área e celebrar o Dia da Dança com a cidade de Salvador. Desde 2016, o D.A. InterAção assume a direção do evento com uma proposta de fomentar as produções artísticas a partir do compartilhamento de saberes e fazeres em dança, disponibilizando um diálogo entre a comunidade e a Universidade, através de uma programação ininterrupta composta por espetáculos, coreografias , oficinas e rodas de conversa.
#CORPOCIRCUITO
Mostra CORPOCIRCUITO
De 11 a 29 de agosto
CORPOCIRCUITO é um GERADOR de encontros. FONTE DE TENSÃO. INITERRUPTOR. Ligação. Uma LINHA DE TRANSMISSÃO e conexões em mostras de espetáculos, workshops, residência artística e uma tarde de danças solo. O FIO CONDUTOR é o CORPO, DANÇA e suas implicações poéticas e políticas. CIRCUITO realizado e promovido pela ExperimentandoNUS Cia. de Dança criando espaços de encontros.
A corrente elétrica é formada pela Jorge Silva Companhia de Dança (Ba), Grupo Jeitus de Dança (BA), Coletivo Trippé (Juazeiro-BA), Companhia Giradança (RN) e ExperimentandoNUS Companhia de Dança (BA).
A lâmpada é o projeto PARADEZDANÇAS, em volts do edital de Apoio a Grupos e Coletivos da FUNCEB/SECULT, com os disjuntores do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, através da Secretaria da Fazenda (SEFAZ).
Ta chegando
Foto: Aldren Lincoln
#EPA!
Ta rolando na cidade
Hoje o EPA vai aos ônibus de Salvador levar um pouco da nossa poesia com o poeta Hilton Junior.
Damos uma pausa e logo mais a noite continuaremos a expocição do fotógrafo Vincent Rosenblatt (Baile Funk), seguindo do Solo Pau Brasil do Bailarino Aldren Lincoln e novamente a apresentação do espetaculo Por que, Zé? da Experimentandonus Cia de Dança, você nao pode perder.
Foto: Aldren Lincoln
#EPA!
Ontem ocorreu a abertura oficial do EPA - Encontro Periférico de Artes com a participação do Cantor Lazzo Matumbi. Com toda sua irreverência e simplicidade encantou e cantou junto com o público alguns dos seus maiores sucessos.
Em seguida tivemos a reestreia do espetáculo da ExperimentandoNus Cia de Dança intitulado Por que, Zé?, alem da exposição do fotógrafo Vincent Roseblatt denominado Baile Funk.
#EPA!
O que temos pra hoje?
Nesta terça-feira, dia 09 de maio, o cantor Lazzo Matumbi se apresenta no EPA! Encontro Periférico de Artes, às 19h, no Teatro Gregório de Mattos.
Logo em seguida, tem a reestreia do espetáculo Por que, Zé?, da ExperimentandoNUS Cia. de Dança.
Entrada Gratuita!
Foto: Aldren Lincoln
#EPA!
Segundo dia - Passinho FODA
E no segundo dia de EPA - Encontro Periférico de Artes tivemos mais um whorkshop de Passinho Foda, com o precursor do passinho no Rio de Janeiro, Jefferson Chaves do Passinho, mais conhecido como Cebolinha, a aula foi no espaço xisto bahia para a ExperimentandoNus Cia de Dança e grupos convidados.
Teremos uma turma extra aberta ao publico da área de dança no dia 12.05.2017 as 16h tambem no espaço xisto.
#EPA!
O EPA! começará mais cedo para os bailarinos da ExperimentandoNUS Cia e grupos convidados. Durante dois dias, os artistas estarão numa imersão no movimento do passinho e farão um treinamento com Jefferson Cebolinha - o que depois poderá ser vivenciado na oficina aberta ao público.
Foto: Aldren Lincoln
#VivaDança!
O Vivadança Festival Internacional é um projeto anual idealizado por Cristina Castro e realizado pela Baobá Produções Artísticas, durante todo o mês de abril, mês em que se comemora o dia internacional da dança. Já firmado como evento calendarizado na programação de festivais de artes cênicas brasileiras, o Vivadança tem como meta promover a dança na diversidade de ideias, formas e expressões, possibilitando a troca e o intercâmbio entre artistas e sociedade, através de uma programação de atividades em variados estilos e técnicas da dança.
Foto: Liz Santana/Labfoto
#EPA!
Inscrições Abertas
A galera da quebradeira poderá se inscrever para a Batalha de Pagode do EPA! Encontro Periférico de Artes. Se ligue no regulamento, aprenda as regras direitinho, se inscreva e jogue duro! As batalhas acontecerão nos dias 13 e 14 de maio, no Teatro Gregório de Mattos.
Foto: Aldren Lincoln
#Insubmissas!
De 25 de abril a 9 de maio, o Sesc Pinheiros traz “Insubmissas: Algumas Danças que Habitam Nossas Casas”, mostra de dança com grupos de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. A programação agrupa espetáculos e ciclo de debates sobre a produção e a pluralidade da cena contemporânea periférica e negra. Participam do evento os grupos Fragmento Urbano (SP), ExperimentandoNUS (BA) e a Cia. Clanm (RJ), além de espetáculos solos dos artistas Djalma Moura (SP) e Thais de Menezes (SP). Toda a programação é gratuita e acontece na Praça da unidade.
Com curadoria do próprio Sesc Pinheiros e da artista da dança e antropóloga Luciane Ramos-Silva, Insubmissas pretende trazer à luz a produção dos bailarinos e grupos que geralmente estão à margem, principalmente os ligados à cultura negra e fora dos grandes centros.
O subtítulo do evento – “Algumas danças que habitam nossas casas” – faz referência ao lar. Partindo de seus próprios olhares, reflexões e experiências, os espectadores e participantes serão convidados a entender e ampliar, por meio da dança, a casa como lugar de pertencimento, memória e procura.
Para fortalecer o caráter de discussão sobre a cena de dança contemporânea da periferia, haverá debates, antes das apresentações, sob mediação de Luciane. O objetivo é convidar o público a participar desta conversa a partir dos processos criativos e as experiências dos grupos que participam da programação da Mostra.
#CirculandoNus!
Estamos Chegando São Paulo!
É com muito prazer que a ExperimentandoNus Cia de Dança com o projeto "Manifestações Brincantes e Quilombolas" chega a São Paulo com a proposta de trocar experiências com a galera do Condomínio Cultural.
Com a missão de buscar processos alternativos e criativos de convivência para pensar o mundo de uma forma diferente o condomínio cultural busca ser um ponto de encontro e colaboração entre diferentes pessoas, reconhecido na cidade por sua identidade e valor.
O condomínio cultural inspira e expira transformações!
Conheça um pouco mais sobre o condomínio cultural acessando:
condominiocultural.org.br/ ou facebook.com/condocultural/
Clique aqui e confira nossa Programação
Foto: João Milet Meirelles
#CirculandoNus!
ExperimentandoNus: Circulação Nacional
Agora é hora do sertão cearense receber o projeto "Manifestações Brincantes e Quilombolas"!
Águas Pretas situa-se à 07Km da sede do município de Tururu CE (Territórios da Cidadania, vales do Curu-Aracatiaçu) Brasil. Atualmente a comunidade é organizada pela Associação dos Quilombolas Rurais de Águas Pretas, certificada com autorreconhecimento pela Fundação Cultural de Palmares.
MÁXIMO RESPEITO as LIDERANÇAS QUILOMBOLAS!
"Longe do tempo em que seus antepassados viviam sob a ameaça dos açoites dos senhores de engenho, hoje grande parte dos quilombolas enfrenta outro inimigo: o preconceito dentro das próprias comunidades. “Os jovens não querem se assumir quilombolas, têm vergonha”, lamenta a professora Maria Sandra Caetano, uma das lideranças da comunidade.
Conheça mais um pouco sobre a Comunidade Quilombolas de Águas Pretas!
#CirculandoNus!
Fique por dentro
O projeto compreende um conjunto de três ações em cada espaço visitado: 2 dias de oficina: brincantes, jogo ancestral ministrada pelo elenco, com uma turma de até 20 participantes, com duração de 1h30min; apresentação do espetáculo “Pau que nasce torto... e o backyard” e a gravação de um mini documentário, intitulado “Nosso Quintal: Brincadeiras e Manifestações Quilombolas” – vivencia entre os bailarinos e as crianças espectadoras numa troca de brincadeiras locais e jogos coreográficos, durante as oficinas e o espetáculo.
Clique aqui para conferir a programação completa